Foco, substantivo masculino que significa nitidez de uma imagem, visão de um objetivo, o centro e o ponto de convergência.

Essa palavra pequena mas que tem um significado tão forte em nossas múltiplas vidas e com interpretações diversas.

Na medicina foco é o ponto de infecção de doenças

Na geometria – foco é o ponto de emanação dos raios vetores para certas curvas (elipse, hipérbole, parábola etc.).

E por aí vai…….

Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo.

A expressão “ ter foco “ que utilizamos no âmbito pessoal, social e profissional, significa ter um objetivo, ser persistente para atingir metas; ter prioridade em fazer algo, ser determinado para atingir aquilo que realmente queremos e desejamos com planejamento.

Frases como “precisamos ter foco” – significa que temos de ter um objetivo, um planejamento para alcançarmos o que queremos almejar. Sermos concentrados e organizados para atingirmos o que pretendemos. Ou seja, se concentrar, ter mais atenção!

Steve Jobs dizia: Foco é dizer não!

Precisamos entender que muitas vezes necessitamos abrir mão para muitas coisas, pois sem isso tiramos a concentração para aquilo que desejamos. Principalmente em tempos atuais, onde a tecnologia e o excesso de informações tiram nosso tempo e nossa atenção. É ser menos impulsivo e não deixarmos que os barulhos internos e externos nos atrapalhem para não ficarmos “fora do foco”!

Não podemos deixar, principalmente que esses barulhos internos, nossa voz interior atrapalhem nossos objetivos, metas, sonhos!

Eles tiram nossa concentração, eles alimentam nossos medos e fazem com que nos sentimos perdidos. Para que isso não aconteça, necessitamos investir em autoconhecimento, para entendermos a nossa essência.

 

Porque vivemos? 

Qual jornada queremos traçar para nossas vidas? 

Qual o foco da sua vida? 

 

Não basta ser focado somente no âmbito profissional, pois se a vida pessoal estiver desfocada, não saímos do lugar comum, não pulamos as devidas etapas para nosso desenvolvimento profissional, não compartilhamos nossos conhecimentos e sermos mais assertivos em nossas escolhas.

Não podemos nos perder nesse caminho, nessa Jornada Chamada Vida!

Alinhe seus propósitos, reflita o que é mais importante para você neste momento. Concentre-se. Respire fundo. Planeje-se.

A vida dos nossos sonhos é possível ser construída com foco, planejamento, ação, melhoria contínua e muita, mas muita determinação….

Lembre-se que tudo está relacionado com nossas mudanças de hábitos.

Mas isso vai ficar para a próxima conversa.

Permita-se mudar!

Até breve!