Hoje me deparei com essa frase do Dalai Lama e me fez pensar.

“Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso”

No mundo de hoje são termos muito usados e somos constantemente cobrados para termos foco e que para chegar onde desejamos precisamos aplicar essa regra.

Para se chegar a algum lugar, ter sucesso e conquistas, sejam pessoais ou profissionais, precisa ter planejamento e saber o caminho onde se quer chegar.

Mas sabemos onde queremos chegar ou como chegar?

Alguém desenhou um mapa para isso? Dá para se chegar “nesse lugar” baixando um aplicativo?

Brincadeiras á parte, vamos entender primeiro os conceitos. Determinação é a capacidade de decisão. Persistência para se conseguir algo. Mas se não soubermos o caminho ou o que queremos, como podemos decidir alguma coisa? Isso me fez lembrar de “ Alice no País das Maravilhas” , se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve! Não é bem assim na vida real.

Essa simples palavra é muito relevante, principalmente quando se quer algo, com traços convictos de desejo, alvos fixados e planos bem definidos.

Dizem por aí: “ Se conseguiu algo até aqui foi graças à sua determinação e coragem.”

Para se alcançar algo, necessitamos ter também determinação e coragem. Coragem é a capacidade (muitas vezes tida como virtude) de agir apesar do medo, do temor e da intimidação. Deve-se notar que coragem não significa a ausência do medo, e sim a ação apesar deste. (Wikipédia). Tá bom, mas se coragem não significa ausência do medo, qual a força que nos move para agirmos? A vontade da conquista, do objeto, do carro novo, da viagem tão esperada……do filho, do diploma, enfim…de muitas coisas que desejamos e porque não do Sucesso! Auto confiança é a convicção que uma pessoa tem, de ser capaz de fazer ou realizar alguma coisa. (Wikipedia) Mais uma vez nos deparamos com uma força de impulsão, de energia para alcançarmos o que queremos almejar. Sabemos que para se TER algo é preciso SER: Ser Determinado Ser Corajoso Ser Confiante Determinado, por que eu consigo; Corajoso por que eu posso; Confiante, por que eu quero! O Sucesso chega; as conquistas também, o Universo conspira à nosso favor, mas uma coisa é certa: Sem FOCO e PLANEJAMENTO, nada disso te leva ao lugar que você quer chegar. Não te dá o poder de agir, de sair do lugar! Mas isso é matéria prá uma outra conversa… Até breve!