Ancoras: Sergio Nogueira / Rosi Moraes / Andrea Habr

No ar em: 04/04/2022

Resumo: Decifre e compreenda mais sobre o que é Ego… Superego …ID…

Aspectos positivos do EGO:

1. Contribui para nos manter vivos;
2. Procura referências nas nossas experiências ajudando a encontrar soluções mais rápidas.

Aspectos positivos do EGO:

1. Acreditar que sempre está certo.
2. Sempre ter razão.
3. Egocentrismo.

3 dicas para controlar o ego

1. Evite levar para o pessoal.
2. Pare de competir em tudo.
3. Exerça a gratidão.

7 dicas para identificar se seu ego pode estar afetando a sua vida.

1. Ter necessidade de dominar as conversas.
2. Encarar a opinião do outro como um ataque.
3. Sempre querer dar a sua versão.
4. Se achar incompreendido.
5. Achar que sempre sabe a solução de tudo.
6. Não respeitar conhecimento dos outros.
7. Falte de humildade.

Conheça as 8 pontas da Roda do Dharma:

• Consciência Correta: O ego é o equilíbrio do Id que traz nossos mais primários desejos e o Superego que nos lembra das nossas limitações. A consciência correta é a perfeita escolha entre os dois extremos
• Ação Correta: Fazer o certo, agir de forma a realizar aquilo que é o certo sempre, mesmo até que o outro esteja fazendo errado. O certo é o certo.
• Intenção Correta: é ter uma vontade real de acertar, uma intenção de fazer o certo baseado em pensamentos originados de uma consciência correta e escolhas corretas
• Modo de vida Correto: Equilíbrio correto nas áreas da vida, ter uma roda da vida (um dos nomes dados à roda do Dharma) é o modo correto de viver, saúde mental, física, emocional, espiritual, financeira, amorosa, o prazer em fazer o que é bom para o corpo e alma.
• Esforço Correto: usar as ferramentas certas, para aplicar o esforço necessário que não leve ao extremo desconforto nem à ineficiência do esforço aplicado.
• Concentração Correta: atenção máxima aos detalhes, foco no momento correto e distrações longe desse momento, saber dizer não ao que não faz parte para atingir o resultado.
• Fala correta: escolher as palavras certas, escolher o momento correto, observar, sentir o que é preciso dizer, dizer o que é necessário e saber pedir de forma correta.
• Compreensão Correta: aplicar a escuta real, a escuta ativa que serve para entender e não para responder, compreender sem julgar, aplicar a empatia.

Ferramenta: Não houve.

Dica filme:

  • Ego – Filme 2013 – Sinopse do site “AdoroCinema”
    SINOPSE
    Por 25 anos, Sebastian Sivelberg viveu na farra, tudo se resumia em festa e encontros de uma noite, apenas para satisfazer seu ego. Quando as coisas estão no seu melhor momento, Sebastian sofre um acidente e perde a visão, forçando a examinar o que realmente importante e o que é superficial.

Dica livro: O Ego É Seu Inimigo. Como Dominar Seu Pior Adversário – De Ryan Holiday – Editora: Intrínseca
Sinopse:
Ele arruinou a carreira de gênios promissores. Mandou pelos ares grandes fortunas e destruiu empresas. Tornou as adversidades insuportáveis e transformou esforço em vergonha.
Seu nome? Ego. O ego é um adversário interno citado por quase todos os grandes filósofos da história, em incontáveis obras de arte, de todas as culturas e todos os tempos.
E agora vamos aprender a destruí-lo, antes que ele destrua você.
Em O ego é seu inimigo, Holiday apresenta exemplos reais e inspiradores de pessoas comuns que dominaram o ego, chegaram aos mais altos níveis de poder e sucesso e se tornaram lendas — não pela fama, mas pelo trabalho e legado. Ao perceber a influência negativa do ego e combatê-lo, você será capaz de viver melhor e conquistar resultados mais expressivos. As estratégias e táticas desenvolvidas por essas figuras fascinantes vão ajudá-lo a vencer esse inimigo tão poderoso que nos desafia todos os dias.

Carta aleatória: Qual é a função do ego na sua vida?

Música não aleatória: Meu Chorinho – Jorge Roberto

Links para acesso ao nosso Podcast:

blank Siga no Google Podcast

blank Siga no Spotify

blank Siga no Apple Podcasts

blank Siga no Deezer