Adquirimos os nossos valores ao longo da nossa vida, das nossas experiências e dos nossos aprendizados.

É tudo que consideramos importante.
Valores são as características que uma pessoa, empresa ou organização possuem.

Norteiam as atitudes, escolhas e comportamentos, em relação a ela mesma, aos outros, ao seu redor e com o mundo.

Portanto, é importante entender que são os valores que nos fazem agir como agimos, que nos fazem tomar as decisões que tomamos e que afetam a conduta das pessoas.

Os valores comandam as nossas decisões.

E as nossas decisões são feitas de acordo com as nossas prioridades.

A maioria das pessoas não sabem quais são as suas prioridades e isso impacta nos momentos em que precisam tomar uma decisão, escolher um caminho.

Quando se tem claro as prioridades, tudo fica mais fácil, pois já existe uma direção a ser seguida.

Em determinadas fases da sua vida, por exemplo, a saúde pode ser uma prioridade e em outros momentos não.

Os valores humanos são os responsáveis pela forma como interpretamos a realidade a nossa volta e possuem uma dimensão global.

Existem valores que possuem uma proporção universal como justiça, paz, solidariedade, independente das diferenças culturais.

Sob uma outra perspectiva percebemos a existência de valores pessoais, profissionais, nas relações sociais, nas empresas, nas organizações, entre outros.

Numa organização ou empresa, os valores compõem a sua identidade ao lado da missão e da visão, consequentemente norteiam os comportamentos e atitudes de todos os colaboradores.

Por isso, é importante que os seus valores estejam alinhados com os valores da empresa ou organização em que você trabalha, para que o seu trabalho seja desempenhado de forma tranquila e você se sinta feliz e realizado em ir trabalhar todos os dias.

Agora se você se sentir incomodado, infeliz no seu trabalho pode ser que os seus valores estejam conflitando com os valores da organização. E talvez seja a hora de fazer uma reflexão sobre o que está te incomodando e o que precisa ser mudado.

Quando falamos da sociedade, a importância dos valores é enorme. Estamos falando de valores humanos como respeito, humildade, tolerância entre outros que são a base para se construir um futuro pacifico e sustentável.

Andrea Habr e Sergio Nogueira